6 de outubro de 2007

Concerto da Osesp no Parque Villa Lobos

Por Elaine Dellaflora

A Orquestra Sinfônica de São Paulo, Osesp, realizou um concerto ao ar livre, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, neste último domingo, 30 de setembro.

Estima-se que, apesar das nuvens e do frio, pelo menos 20 mil pessoas tenham passado pelo Parque para assistir o evento, que foi ralizado em parceria com o Unibanco.

A programação iniciou às 10h com a apresentação dos Coros Infantil, Juvenil e Adulto e na sequência três dos 15 alunos da Acadêmia da Osesp. Às 12h o regente John Neschling assumiu o espetáculo, que foi transmitido ao vivo pela TV Cultura.

Os concertos ao ar livre, assim como as turnês por vários países, já fazem parte da tradição da Orquestra do Estado, que foi fundada em 1954 pelo maestro Souza Lima, e que hoje é considerada a mais destacada da América Latina. Mas nem sempre foi assim. No início da carreira teve altos e baixos e algumas vezes teve que paralizar suas atividades devido a gravidade dos problemas enfrentados.

Ao longo desses 53 anos de vida a Osesp passou pela regência de grandes maestros como o italiano Buno Roccela, Eleazar de Carvalho – durante 24 anos, e desde 1997 está sob a direção do maestro John Neschling.

A partir de 99 a Orquestra ganhou uma sede própria - a Sala São Paulo, e hoje conta com a participação do Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, que deu origem aos Coros Sinfônicos e de Câmara - seu objetivo é divulgar obras do repertório coral de câmara e da literatura a cappella. Conta também com um Coro Infantil e um Juvenil.


Não é a primeira vez que a parceria Unibanco/Osesp leva a música clássica ao Parque Villa Lobos - isso ocorre há pelo menos três anos, graças a boa infra-estrutura do parque, que foi fundado em 1994 e conta com uma área verde de 732 mil m², ciclovia, playground, quadras de tênis, futebol, basquete, pista para corrida, espaço musical para shows e concertos, um anfiteatro
aberto de 729 m², com 450 lugares, banheiros, lanchonete e vagas de estacionamento.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog