24 de abril de 2008

Qual a real finalidade do papel higiênico literário?

Parece ter gente muito interessada em incentivar a leitura. Essa foi a primeira impressão que tive quando li a matéria da Folha, noticiando a criação do papel higiênico literário.

Mas agora, pensando com mais calma me pergunto: será que o interesse é realmente incentivar a leitura ou será somente invenção para ganhar dinheiro?

Acredito que se a verdadeira intenção fosse incentivar à leitura, o preço do rolo do tal papel higiênico literário não seria tão absurdo.

Ah é claro. Eu havia esquecido que, quando alguém cria algo, o faz visando lucro, caso contrário, como já disse, o preço seria menos elevado.

Digamos que a novidade pegue lá fora e venha para o Brasil. Quem aqui, tem condições de pagar quase dez reais por um, vejam bem, um rolo de papel higiênico? Boa parte da nossa população não tem nem mesmo dinheiro para comprar o arroz e o feijão – que também estão a cada dia mais caros.

Com dez reais podemos ir à esquina e comprar um livro no sebo. Então, por que compraríamos o papel higiênico literário? Por que é moda? Impressiona os amigos? Dá a impressão de que quem compra é culto?

Acredito que a empresa espanhola Empreendedores tenha feito uma pesquisa de mercado antes de lançar seu produto. Talvez a Espanha tenha um bom mercado para ele. Ou, talvez seja apenas mais um produto que não ficará muito tempo no mercado. Não sei. Pode ser.

A idéia me parece boa. É interessante pensar todas as formas de levar um pouco de cultura ao povo. Mas, esse produto não é destinado ao povo. É para a elite. Mais uma vez a elite. Só ela tem acesso, só ela recebe novidades revolucionárias. É pensando nela que novidades surgem no mercado diariamente.

No Brasil, não precisamos de papel higiênico literário e sim de livros com preços mais acessíveis. Isso sim seria um incentivo a leitura, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá tudo bem?

Achei bem legal o seu blog. Como não levo muito jeito pra Nerd eu não achei ou você não tem um mural para os admiradores deixar comentários em geral.

See ya girl.

Arquivo do blog