30 de março de 2007

O Monge e o Executivo – James C. Hunter

Ser líder não é para qualquer um. Para começar – segundo conselhos de James C. Hunter - devemos ter consciência que, seja uma equipe, uma família, um grupo de desportistas, um grupo religioso, uma escola ou qualquer outro tipo de liderança exige muita disciplina, esforço e dedicação.
Em O Monge e o Executivo, o autor passa alguns ensinamentos sobre como devemos nos portar para seremos grandes líderes.
Ouvir, servir, amar, elogiar e até se sacrificar em favor de quem lideramos, são princípios básicos para conquistar autoridade. Ou seja, devemos tratá-los como gostaríamos de ser tratados.
Segundo Hunter, é melhorar liderar com autoridade - habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal - do que com poder - forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, seja por sua posição ou força. Jamais gerenciaremos pessoas, porque só é possível gerenciar coisas e liderar pessoas - habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando o bem comum.
Seria excelente se nosso dia a dia funcionasse desta forma, se todos os nossos superiores fossem verdadeiros líderes, comprometidos com o desempenho de sua equipe, mas sabemos que entre a teoria e a prática existe uma longa distância e nem todos estão dispostos a tentar.
Enfim, para aqueles que ainda não lideram ninguém, o livro vale como fonte de conhecimento. Quem sabe, um dia apareça uma oportunidade de testar o aprendizado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog