24 de março de 2007

A Guerra do Fogo

Filme de Jean Jacques Annaud (trabalho solicitado pela Prof. Su de Homem e Sociedade)

É da década de 80 o filme de Jean Jacques Annaud, que mostra um pouco sobre a vida e a comunicação entre os diferentes grupos de hominídeos pré-históricos.
Assim que o filme começa, podemos perceber que dois grupos são destacados. Um, com técnicas de comunicação bastante precárias, que via o fogo como algo divino, a fonte da esperança e outro com um nível de comunicação mais avançado, que detinha mais técnicas, inclusive a de fazer fogo.
Em relação ao primeiro, o início da comunicação se dá através de gritos e grunhidos, porém, quando tomam contato com o segundo grupo aprendem novas formas de se comunicar, inclusive a demonstrar afeto e sorrir, excelentes fontes de comunicação.
Seu primeiro contato se acorre quando o primeiro grupo perde o fogo que possuía, durante uma batalha com um grupo rival e depois de escapar da morte, três deles saem em busca da esperançá, o fogo. Quando o encontram, lutam com os detentores para consegui-lo e, sem querer, salvam a vida de uma fêmea, que por gratidão os segue e ajuda até que, em segurança, pode voltar para o seu grupo.
Nos dois grupos é possível ver a figura de um líder, porém no segundo ela é destacada quando vemos a cena de relação sexual entre o líder do primeiro grupo e uma mulher do segundo. Trata-se de um hominídeo mais velho, aparentando sabedoria, e é ele quem faz as regras dentro do seu território. É ele quem decide quem pode ou não deitar-se com o visitante.
Eles também têm técnicas culturais avançadas em relação aos demais, o que pode ser notado através de suas habitações e os cuidados dispensados aos ferimentos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog