29 de abril de 2007

Dividir riquezas

Segundo o dicionário Michaelis, fraternidade significa parentesco entre irmãos, solidariedade de irmãos, união ou convivência como de irmãos; amor ao próximo; harmonia entre os homens, relações harmoniosas entre pessoas da mesma profissão, ocupação, classe etc. Mas acima de tudo isso, fraternidade significa dividir riquezas.

Assisti o Curta Metragem chamado “Ilha da Flores”, onde o apresentador diz que não existe outra raça, somente a humana. Vi toda a pobreza da Ilha das Flores, uma ilha próxima de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Todo o lixo produzido pela cidade é jogado na Ilha das Flores, lá serve para alimentar os porcos e o que sobra, o que os porcos não querem mais, serve para alimentar pessoas que não tem condições financeira de comprar seu alimento.

É muito triste ver pessoas – poderia ser eu ou você, numa situação como esta, principalmente quando sabemos que outros tantos vivem no maior luxo e riqueza, algumas vezes com o dinheiro que deveria ser gasto com estas pessoas que comem o que sobra dos porcos.

Quando não passamos por determinada situação não sabemos o que é estar nela, não nos preocupamos muito com o outro. Quando não acontece conosco, sentimos como se não fosse uma realidade, mas infelizmente esta é a realidade de quem vive na Ilha das Flores.

O curta passado em sala de aula mostrava uma série de ajustes e melhorias feitas na Ilha para as gravações do próprio curta, ou seja, a verba para a gravação do curta foi usada para ajudar aquelas pessoas, para melhorar um pouquinho a condição de vida delas. Mas e hoje, como será que elas estão?

Neste dia frio, enquanto nós estamos aqui quentinhos dentro de nossas casas, com nossos cobertores grossos sobre a cama, o que será que eles estão fazendo para se aquecer? Será que poderão fazer uma sopa para ajudar a vencer o frio? Será que todos fizemos nossa parte para amenizar a situação de quem não tem as mesmas condições que nós?É hora de colocarmos a mão em nossa consciência e tentar fazer alguma coisa para ajudar nossos irmãos necessitados. Se cada um de nós fizer o mínimo já ajudará muito aqueles que nada têm.

Um comentário:

Unknown disse...

Por que as pessoas devem ajudar??? Por que eu devo ajudar???Por que vc deve ajudar??? A resposta seria: consciência??? O mundo está desumanizado, sim, eu sei e tenho consciência!!!Mas, até agora, não achei a fórmula para mudar o mundo, nem mesmo o mundo ao meu redor!!!Talvez, ajudar não seja a solução...

Arquivo do blog