17 de junho de 2007

Dia de combate a exploração infantil

Hoje (12/06) é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Já pensou como seria bom se pelo menos hoje todas as crianças do mundo ficassem livres para brincar e festejar o dia?

Será que não deveríamos dizer que todo dia é dia de combater a exploração de inocentes e realmente fazer alguma coisa para mudar esse quadro que se apresenta a nós diariamente? Mas por onde começar? O que fazer?

Segundo dados do IBGE cerca de 2,9 milhões de crianças entre cinco e 15 anos trabalham, no Brasil. Sendo que metade está em ocupação considerada a pior forma de trabalho e muitas têm jornada de mais de dez horas diárias.

É triste ver crianças - que deveriam estar na escola ou em casa brincando - pedindo esmolas, trabalhando, seja em carvoarias, mineradoras, na agricultura, na coleta do lixo, no serviço doméstico, no comércio de rua ou qualquer outra ocupação não menos perigosa para a formação de inocentes.

Está mais do que comprovado que essa exploração prejudica a formação das crianças, no entanto ainda não conseguimos um meio de erradicar o problema. E me pergunto: será que um dia conseguiremos? Do jeito que as coisas estão parece impossível.

Falo da tristeza que sinto por que eu também - quando criança, apesar de não ser explorada - tive que trabalhar para ajudar no meu sustento e hoje sinto as consequências de não ter uma infância de brincadeiras e estudo, como toda criança deveria ter.

Mas, frequentemente me pergunto de quem é a culpa? Seria dos pais? Do governo? Da sociedade? Sinceramente. Eu não sei a resposta.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog