17 de junho de 2007

Ter um blog pode ajudar na carreira

Li outro dia uma entrevista que um colega do trabalho me mandou. Nela, a escritora americana Penélope Trunk, de 40 anos, fala sobre a importância de manter um blog – para todas as profissões. Imagine para nós, estudantes do curso de jornalismo?!

Conhecida por escrever conselhos para a nova geração de profissionais, Penélope Trunk, atualmente colunista do site Yahoo Finance e do jornal Boston Globe é casada e mãe de dois filhos.

Segundo a reportagem, seus textos são divulgados em pelo menos 200 meios de comunicação pelo mundo e através deles a escritora dá dicas sobre a carreira profissional.

Foi durante uma pesquisa de trabalho que descobriu o blog e resolveu testá-lo para saber do que se tratava. Isso lhe rendeu o convite para escrever Brazen Careerist: New Rules for Success, lançado nos EUA recentemente.

Durante a entrevista, Gabriela Simionato Klein – de Chicago - a questionou sobre a importância do blog. Ela respondeu que é um meio de troca, aprendizagem e crescimento. E que, quando bem usado pode destacar e colar seu autor em evidencia.

Para aqueles que, assim como eu, já têm o seu ou pretendem criá-lo, a dica é ter voz própria e opinião, caso contrário, estaremos apenas divulgando fatos e isso existe muito na internet. Ainda segundo opinião da escritora, “blogar” pode fazer a diferença numa carreira e não devemos “blogar” só para conseguir um emprego melhor, porque isso seria como dizer: só ligo para os amigos quando preciso de ajuda.

Outro ponto importante destacado por Penélope é que devemos, na medida do possível, escolher um tema do qual queremos falar, pois falar e escrever sobre assuntos que gostamos e entendemos é sempre mais fácil.
Então, para aqueles que pensam que criar e manter um blog é coisa para quem não tem o que fazer, ficam as dicas valiosas da profissional. Quem ainda não criou o seu, está esperando o quê?

Num mercado concorrido como o que vivemos hoje, sem um diferencial não conseguiremos atingir nossos objetivos. Se quisermos nos destacar naquilo que fazemos, teremos que mostrar que somos mais do que bons. É bom começarmos logo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog