9 de junho de 2007

Leitura: Pragmática do Jornalismo - Manuel Carlos Chaparro

Somente aqueles que ainda não leram o livro de Manuel Carlos Chaparro – Pragmática do Jornalismo - ainda acreditam que o jornalismo, nos dias de hoje, é feito de forma fiel aos fatos acorridos.

A estética do jornalismo deveria ser a estética do relato veraz, entretanto, se analisarmos um pouco as informações como chegam até nós, veremos que muitas vezes, foram alteradas para ir de encontro com interesses particulares.

No decorrer do livro o escritor analisa reportagens publicadas nos dois maiores jornais do país – a Folha e o Estado de S.Paulo – e mostra claramente alterações, manipulações e erros cometidos, ou por falta de apuração correta dos fatos ou para beneficiar determinadas pessoas ou entidades.

Embora todos estejamos cientes, que quando um jornal ou jornalista oculta a verdade do leitor, ou o ilude com artifícios e falsas intenções, está ferindo seu direito a liberdade de informação, isso acontece com frequência na maioria dos meios de comunicação, sem maiores preocupações por parte de seus autores. As trapalhadas jornalísticas de repórteres apressados e desesperados, fazem parte de uma lista de práticas de um jornalismo que nada tem a ver com os descritos em seus manuais de redação – pois, na maioria das vezes as regras neles descritas não são seguidas.

Segundo Chaparro, os próprios jornais, que deveriam exigir dos seus profissionais comportamentos morais rigorosos com relação a veracidade dos fatos, demonstram que os discursos éticos dos editoriais não passam de retóricas hipócritas.

Recebemos uma aula do que se deve e o que não deve fazer sendo profissionais na ar. O livro é de grande importância não só para nós, estudantes do curso de jornalismo, como para qualquer pessoa que se interessa em conhecer um pouco o bastidor da notícia. O livro ajuda a despertar nossa consciência para a realidade do mundo da comunicação. Não devemos acreditar passivamente em tudo o que lemos nos meios de comunicação. Devemos questionar a verdade dos fatos e fazer valer nosso direito de consumidores de informação.

2 comentários:

EUAMOFLORES disse...

Estou louca para ler. É para um trabalho na faculdade. Será que encontro para baixar ou ler on line?

Lan Dellaflora disse...

Oi Amarallis,
Eu não tentei baixar, mas procura no Google - nos dias atuais é muito fácil encontrar livros na internet pra ler online ou mesmo baixar o pdf. Se não encontrar, procure na biblioteca da sua faculdade, na Biblioteca Mario de Andrade, no Centro Cultural. Encontrei o meu pra ler na biblioteca da faculdade :)
Obrigada pelo teu comentário e boa sorte.
Beijo!

Arquivo do blog