30 de março de 2008

Campanha de conscientização do uso da água

É do conhecimento de todos que o mundo é formado, em sua maior parte, por água - 97,5% de águas salinas, distribuídas entre mares e oceanos, 2,50% de água doce, que se encontram em geleiras ou em regiões subterrâneas, nos aqüíferos, nos rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso ao consumo humano.

Esse recurso natural tem valor econômico, estratégico e social, sendo essencial à existência e bem estar da humanidade, bem como a manutenção dos ecossistemas do planeta. Ou seja, a água é um bem comum a todos e sem ela não vivemos.

Há algum tempo o volume de água doce e limpa está reduzindo de maneira considerável. Segundo hidrólogos e demógrafos, a cada 25 anos o consumo de água doce duplica no mundo.

Entre as causas desse problema estão: o consumo exagerado, a poluição dos rios, expansão de áreas agrícolas, aumento populacional mundial, urbanização e acelerado desenvolvimento tecnológico e industrial. Por sorte a população está tomando conhecimento dos problemas, através de órgãos encarregado por educação ambiental e também pelas distribuidoras de água.

A Sabesp em parceria com o SESI-SP organizou uma exposição para ajudar na conscientização da população da cidade de São Paulo sobre a importância de cada um fazer a sua parte.

Os que visitaram ou visitam a exposição - não sei se ainda está em cartaz - foram ou são acompanhados por uma jovem, que explica o surgimento do uso da água, desde os egípcios, passando pelo uso da roda de madeira, as torres, mostra onde há maior desperdício, dá dicas de como utilizar de forma mais consciente, mostra uma exposição de quadros chamada “Amigos da água Amigos da Arte”, pintados por jovens estudantes do SESI.

Para finalizar, expositores da própria Sabesp mostram a maquete da empresa, explicando como é feito todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água, seja ela tratada para reuso ou a água que estamos acostumados a receber nas nossas torneiras diariamente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog