3 de abril de 2008

Dicas para entrevista de trabalho

Questionada por seu leitor Bruno de São Paulo sobre como deve agir durante uma entrevista na área de comunicação, Ana Estela Pinto, da Folha dá dicas muito importantes para quem está batalhando por uma vaga na área. Achei muito interessante e válida para todos nós, por isso, segue abaixo conteúdo extraído do Blog Novo em Folha.

Recomendações básicas que valem para qualquer entrevista de trabalho:

* conheça o veículo (ou instituição) em que você vai trabalhar. Se não costumava lê-lo, procure números antigos e "estude-o". Saiba quem escreve nele, de que assuntos trata, que seções tem.

* pense em sugestões de pauta que caberiam no projeto do veículo. Mostre que você pode contribuir com ele e sabe do que está falando.

* seja franco e direto. Se não perguntarem a você sobre sua formação em rádio e TV, mencione espontaneamente que, apesar de não ter formação específica em jornalismo, acredita ter as qualidades para a função. E elenque-as. Um jornalista, afinal, precisa estar bem informado, interessar-se pelo assunto que vai cobrir, embrenhar-se nesse assunto e saber contar bem uma história para o leitor --sem erros, ouvindo todos os que tiverem algum interesse envolvido no caso e de forma clara e interessante. E isso não é privilégio de uma ou outra faculdade.

* entusiasmo e interesse genuínos muitas vezes contam mais que currículo.

* o mais importante de tudo: seja você mesmo. É fácil perceber quando um candidato está "representando".

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