7 de abril de 2008

Parabéns a todos

Estava pensando sobre o que escrever e minha amiga e colega Aline sugeriu que escrevesse sobre a data de hoje. Alguém sabe o que se comemora no dia de hoje? Qual profissão devemos homenagear?

Isso mesmo, hoje é Dia do Jornalista e para comemorar a data ou melhor, para distrair os profissionais e também os futuros, como eu e a minha amiga, o CineClik Uol sugeriu diversos filmes que abordam o assunto.

Algumas sugestões são Jejum de Amor (1940), o conhecidíssimo Cidadão Kane (1941), A Montanha dos Sete Abutres(1951), A Embriaguez do Sucesso (1957), Rede de Intrigas (1976), Todos os Homens do Presidente (1976), O Informante (1999), Quase Famosos (2000), O Preço de Uma Verdade (2003), Boa Noite e Boa Sorte (2005), Diabo Veste Prada (2007). Eu acrescento mais um que vi recentemente e achei muito interessante Nos Bastidores da Notícia (1987).

Já a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) aproveira o dia de hoje para, além de parabenizar os Jornalistas, reafirmar sua luta na defesa da regulamentação da profissão. Ela defende que devemos ter formação superior para atuar na área, o que na minha opinião está corretíssimo. Outro ponto que defende a Federação é a criação de um Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) para garantir à categoria a auto-regulamentação da profissão. Segundo a FENAJ a lei que vigora hoje no Brasil precisa ser aperfeiçoada, pois existe há 40 anos e além de ultrapassada, não atende aos interesses do jornalismo, da categoria e da sociedade.

Para falar sobre o assunto, o Portal iBahia.com convidou alguns jornalistas para dizer o que é melhor e pior na profissão. Segundo matéria publicada no Portal, o jornalista tem o dever de propagar para população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que demande grande esforço. O exercício diário da profissão e a corrida contra o tempo muitas vezes se confundem com os costumes, tornando quase impossível diferenciar a vida pessoal da função que ele exerce diariamente nas ruas e nas redações.

A redação do SINPRORP (Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas de São Paulo) lançou à alguns jornalistas a pergunta "O que é ser jornalista?". Entre no site do SINPRORP e saiba o que pensam sobre a profissão alguns profissionais de diversos estados brasileiro.

Bom, eu sou leiga no assunto, mas minha opinião ser jornalista é ser curioso, estar sempre em busca de conhecimento, ter muita vontade de aprender, ser perseverante, até um pouco doido, estar sempre preparado para enfrentar os vendavais do dia-a-dia sem planejamento, não ter finais de semanas, nem feriados, não ter rotina, é ouvir a versão dos dois lados. Mas acima de tudo ser comprometido com a verdade e ser humano.

E você o que me diz sobre o assunto? O que é ser jornalista na sua opinião?

É isso pessoal. Parabéns a todos os jornalistas e futuros jornalistas do Brasil e do mundo. Desejo que sejamos todos profissionais conscientes de nossas responsabilidades perante nossos leitores e que estejamos sempre a serviço da verdade, mesmo que muitas vezes ela nos custe caro.

Um comentário:

Aline Merchan disse...

É buscar, acima de tudo, a verdade dos fatos, ser imparcial, tentar passar, da melhor forma possível, a informação para o nosso leitor. Ser jornalista é ser curioso, é ter interesse pelo saber, pela vida, pela sociedade, sempre promovendo o bem comum.
Acho que isso define um pouquinho, bem pouco, da profissão pela qual nos apaixonamos a cada dia mais ;-)

Beijos!

Arquivo do blog