11 de abril de 2008

O assunto pós chama minha atenção novamente

Estou no segundo ano de jornalismo, sei que ainda é um pouco cedo para pensar na pós-gradução. Primeiro preciso estudar mais e mais para aprender tudo o que for possível na faculdade, me preocupar com meu PREX e depois sim pensar na pós em jornalismo cultural.

Na verdade não há mal algum em pensar um pouquinho no assunto de vez em quando, principalmente, depois de saber que não será nada fácil encontrar um bom curso de pós na área.

Procuro informações sobre jornalismo diariamente em diversos sites. Tento acompanhado o blog da Folha e da Editora Abril, pego dicas de leituras, filmes etc.

Ontem vi que não sou a única que busca ajuda para encontrar bons cursos para complementar a formação. Um leitor de Ana Estela Pinto, do bog Novo em Folha, pediu-lhe que conversasse com jornalistas experientes da Illustrada na esperança de uma boa dica de pós em jornalismo cultural.

Para nossa tristeza nenhum deles conseguiu indicar um bom curso no Brasil. Parece que a alternativa é fazer um curso em outro país. Mas, para quem, como eu, não tem condições financeiras, o negócio é ler, ler e ler mais ainda.

Segundo Ana Estela, conhecimento do assunto que vai ser tratado é fundamental em jornalismo, mas dificilmente aprenderemos isso em cursos jornalísticos. Por isso devemos estudar história da arte, história da música, história da literatura, história geral, ler revistas especializadas, ir a shows, ouvir discos, assistir concertos, ver exposições, filmes e peças de teatro.

Bom, depois dessa dica acho que vou parar de escrever e vou correr para a biblioteca mais próxima (risos). É uma brincadeira, mas o assunto é sério. Acho que ela tem toda a razão, nada melhor do que ler para aprender.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog