17 de junho de 2008

Entrevista com editor da revista Capricho

Acabei de ler, no Portal Imprensa, uma entrevista com o editor do site da revista Capricho, Phelipe Cruz. No bate-papo o entrevistado disse acreditar na importância do blog para qualquer pessoa que tenha alguma coisa para falar, seja pessoal ou não.

Já para nós, estudantes de jornalismo, o blog é importante para praticar a profissão. Segundo ele, no blog somos nossos próprios editores e temos toda a liberdade para informar sobre o que quisermos.

Phelipe disse ainda que, quem gosta de revista compra revista, mas quem gosta de informação vai buscá-la em qualquer lugar. Ele está certíssimo, a informação está em todos os lugares, qualquer um pode ter acesso a ela. Basta querer e ir atrás. Porém, não concordo muito que qualquer um possa informar (com qualidade). Acredito na importância de como passar a informação, pois quando a transmitimos acabamos colocando nossas impressões sobre elas e isso pode alterar a realidade dos fatos.

No curso de jornalismo aprendemos sobre os pilares da profissão, sobre a maneira de tratar cada situação e como agir em determinados casos. Se, daqui pra frente, qualquer pessoa puder informar (com qualidade), não precisaremos dos diplomados. Porém, quem não é jornalista não tem compromisso com a verdade dos fatos, mas com a sua verdade, que pode não ser a verdade verdadeira.

No site do Portal está a entrevista completa, onde o profissional fala também sobre a importância da internet para o jornalismo e sobre o jornalismo participativo (que na minha opinião deveria ser muito bem filtrado).

Um comentário:

bruno tuiba disse...

Muito bom, também partilho da mesma opinião. Informar com sinceridade e cdedibilidade é só para diplomados.
Caso contrário não haveria motivo pra existir faculdades de jornalismo.

Bruno Garça

Arquivo do blog