24 de julho de 2008

Ler nos ajuda a crescer...

Lendo o livro “Emília no País da Gramática”, de Monteiro Lobato, me deparei com um trecho onde a boneca Emília diz que Dona Benta vive falando que os livros são o pão do espírito. Logo, deduziu ela, são alimentos.

Para Richard Steele a leitura não é menos importante. Segundo ele, a leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo. Sim, dizemos os leitores apaixonados, não viveríamos sem a leitura, porque ela é o nosso combustível, nossa ração diária, nosso tônico fortificante.

Diversas reportagens de jornais, revistas, televisão e internet propagam os benefícios de tal hábito. No entanto, muitos ainda fecham seus ouvidos ou fingem não ligar para essa informação. Não são poucas as vezes que ouvimos alguém dizer que ler é chato, dá sono, irrita, é cansativo etc e etc.

Mas os benefícios da leitura foram cientificamente comprovados através de pesquisas que indicam que as crianças que têm o habito de ler diariamente obtém rendimentos escolares mais altos que as demais, aprendem a pensar e desenvolvem o senso crítico. E é esse senso crítico que as tornará, no futuro, cidadãos com capacidade de tomar decisões que podem fazer a diferença para todos nós.

Por isso a leitura é tão importante quanto exercitar o próprio corpo, é o exercício que fortalece os músculos do nosso cérebro. Ela nos transportada para lugares inimagináveis, diferentes épocas e países, nos permitindo conhecer o mundo de informações, idéias e sonhos ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog