22 de abril de 2007

A importância de demonstrar afeto

Qualquer situação fica mais fácil de enfrentar se tratada com afeto.
Muitas vezes ficamos preocupados com coisas que acontecem no nosso dia-a-dia e acabamos esquecendo de demonstrar tal sentimento para com as pessoas que encontramos em nosso caminho.
O curta chamado Afeto passado em sala de aula, nos mostrou a importância deste gesto como forma de comunicação. Um pai que trabalha de garçon e chega em casa de madrugada, encontra o filho dormindo, pois este precisa acordar cedo para ir a escola. Sendo que quando este sai, o pai ainda está dormindo.
Se formos pensar, fica difícil de conviver desta forma. O pai está ausente, o menino vai crescer sem afeto, pensando não ter importância na vida. Porém, juntos buscam uma forma de se comunicar e demonstrar seus sentimentos.
Quando o filho sai para a escola deixa bilhetinhos, desenhos e seu dentinho de leite para que o pai participe do que acontece em sua vida. Este por sua vez quando chega em casa e o filho está dormindo no sofá o leva para a cama e deixa um nó em seu lençol como forma de dizer que esteve ali e que se importa com ele.
O curta nos faz pensar também, na forma como tratamos as pessoas por seu nível social. Jamais deveríamos valorizar uma pessoa só porque ela é profissionalmente bem colocada. Não devemos pensar que um garçon é simplesmente aquilo que vemos naquele momento e ponto final. Todos temos famílias, valores, sentimentos, alegrias e tristezas, independente do nível social. Por isso devemos tomar cuidado quando temos vontade de julgar alguém, pois não sabemos o que se passa com o outro, não sabemos quem é, de onde vem, quais seus problemas e dificuldades, enfim, não sabemos nada e não temos direito de julgar independente de quem seja ou onde esteja.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog