23 de janeiro de 2008

Abrindo o coração

Em alguns momentos penso que estou perdendo tempo. Mas como poderia estar perdendo tempo se todo aprendizado é válido e eu preciso pagar o aluguel e a faculdade?

Certos dias, como hoje, tenho uma vontade insaciável de pesquisar, ler e escrever. No entanto, fico me perguntando pesquisar e escrever o quê? Pra quem?

Meu desejo de aprender é muito grande, mas aprendemos mais praticando e eu não estou praticando o que estou aprendendo. Vejo meus colegas de sala fazendo estágio, assistindo palestras, fazendo entrevistas e outros, passam o dia inteiro fazendo o que bem entendem – escrevendo no blog, lendo, se instruindo, fazendo cursos. E eu aqui... presa pela minha necessidade.

Como posso fazer as coisas acontecerem? Sinto uma vontade imensa de gritar, correr, chorar... Queria que o final de semana fosse eterno. Ele é pouco para ler tudo o que preciso, quero e gosto. Minha lista de livros já passa dos 250 títulos. Nas férias consegui ler somente cinco deles... Enquanto eu leio cinco, ela cresce mais 10. Eu me pergunto: quando vou me sentir segura, sabendo que li boa parte do que precisa ler?

Quando acesso o Blog Novo em Folha, do curso de jornalismo da Folha, fico agitada, não tenho como competir com muitos que ali estão. Eles não estão presos como eu... escrevem bonito, viajam, tiram fotos maravilhosas, falam inglês, espanhol e sei lá mais o quê.

Preciso cortar as amarras. Quero liberdade, ar fresco, vida nova. Estou me sentindo sufocada, agonizando.

Saio da sala, vou beber água... No corredor só pessoas estranhas, não sei onde estou, quem sou... o que estou fazendo aqui...

Ah, é verdade... estou no trabalho. Estou de volta à minha sala, com diversos trabalhos para fazer, mas nenhum deles que eu precise ler ou escrever alguma coisa. Lembrei... preciso trabalhar para pagar a faculdade e o aluguel.

Enquanto eu não tiver condições de ganhar algum dinheiro com os meus pensamentos, vou ficando por aqui. Vou levando, sonhando e esperando. Dizem que para tudo tem a hora certa... tenho certeza que a minha vai chegar.

Um comentário:

Artsy-Fartsy disse...

Passei por isso também. Fiz a faculdade trabalhando, o tempo todo. Era angustiante ver que meus colegas cujos pais tinham dinheiro podiam ler e estudar o dia todo, e eu... 9 horas diárias de expediente puxadíssimo. Sobrevivi, estou aqui. C'est la vie, c'est la guerre. Acima de tudo está a vontade. Como diz Camões, "não me falta na vida honesto estudo, com larga experiência misturado, nem engenho, que aqui vereis presente: cousas que juntas se acham raramente". Coragem!
Ah, conheci seu blog por dois heptassílabos do poema Canção, de Cecília Meirelles: "Nunca eu tivera querido/dizer palavra tão louca".
www.assombradasombra.blogspot.com

Arquivo do blog