28 de janeiro de 2008

Correndo contra o tempo

Hoje, pensando melhor nas minhas possibilidades descobri que talvez tenha que fazer um caminho mais longo para chegar ao ponto que quero. Descobri que se eu fizer um estágio na área de comunicação interna conseguirei sobreviver para ir em frente.

No segundo semestre da faculdade descobri que gostaria de fazer Jornalismo Cultural - era uma suspeita que tinha desde muito tempo. Mas bastou assistir uma palestra com a Ana Paula Sousa, da revista Carta Capital, para eu ter certeza. Depois, corri atrás para assistir outra, mas desta vez foi com o Marcos Augusto Gonçalves, editor da Folha Ilustrada. Apesar de não ser o que eu esperava, não mudou minha opinião com relação ao assunto.

Um dia, buscando no Google, descobri um curso de Jornalismo Cultural na Espaço Cult. Não tive dúvidas quando meu namorado perguntou se eu gostaria que ele me desse o curso de presente de aniversário.

Foram dois dias – sábado e domingo das 10h às 18h. Deliciei-me com as aulas, pois o curso foi ministrado por alguns dos grandes nomes do nosso jornalismo - Marcos Augusto Gonçalves (editor da Folha Ilustrada), Jerônimo Teixeira (crítico de literatura da Veja), Sergio Rizzo (crítico de cinema do jornal Folha de S.Paulo), Marcos Flamínio Peres (editor do caderno "Mais!" da Folha) entre outros.

Quando cheguei em casa falei para o meu namorado que gostaria de ganhar outros cursos de presente no Dia dos Namorados e se possível que ele me presenteasse com mais e mais cursos, sempre que possível. Claro que ele respondeu que iria pensar...rsrs.

Quase que diariamente acesso a internet para procurar cursos complementares na tentativa de melhorar o meu currículo. Quero fazer de fotografia, fotojornalismo, photoshop, história (todos os possíveis – história da arte, do cinema, do Brasil etc, etc e etc.), cinema e outros que forem surgindo.

Me parece, que por mais que eu me esforce estará sempre faltando algo. Para trabalhar com cultura, no mínimo a pessoa deve entender muito do assunto e não me vejo nesta condição. Conheço pouquíssimo de literatura (quero aprender muito mais), de cinema, de arte, de música etc. Penso que mesmo que eu dedique o resto da minha vida a estudar assuntos culturais, não conseguirei adquirir toda a bagagem que eu considero importante para ser uma boa jornalista de cultura.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog