22 de janeiro de 2014

Hora de escrever uma nova história

Há pouco menos de dois meses me desliguei da empresa onde trabalhei os últimos nove anos da minha vida. Quando saía da entrevista de desligamento e caminhava em direção ao ponto de ônibus lembrei do dia que estive lá pela primeira vez. Lembro que, quando cheguei naquela rua, pensei comigo "Eu não fico neste lugar nem um mês". (lição 1: não devo julgar pela aparência)

Eu tinha 24 anos e estava saindo de uma das maiores agências de publicidade do Brasil, situada numa região bacana, num prédio todo moderninho, e indo direto para uma empresa B2B, cheia de engenheiros, num bairro simples da zona oeste de São Paulo - "zero glamour" pensei. A diferença foi sentida no fundo do coração.

Não me identifiquei, mas encarei. Nem sempre dá pra fazer só aquilo que queremos. Algumas vezes a necessidade fala mais alto. Esse era o meu caso. (lição 2: quando me dei a chance, conheci pessoas incríveis e aprendi lições maravilhosas)

Nove anos depois, com outra visão do mundo corporativo e daquilo que quero para a minha vida, deixei essa mesma empresa com a sensação de que foi uma experiência sensacional. Lá dentro passei pelos momentos mais difíceis e mais importantes da minha vida até hoje. Comecei a trabalhar num departamento que não me identificava com nada, onde aprendi que o orgulho não paga o aluguel nem a faculdade e que ter paciência e clareza nos ajuda a trilhar os caminhos que queremos. (lição 3: nos momentos mais difíceis foi que mais aprendi e amadureci)

Percebi que cada momento dessa experiência valeu a pena quando concorri a uma vaga em outro departamento e fui escolhida entre outros 20 candidatos. Foi a primeira vez que senti orgulho do meu esforço. Mas eu ainda não estava feliz, queria chegar no marketing. Era o meu objetivo e comecei a me preparar para o dia que a oportunidade aparecesse. (lição 4: algumas vezes precisamos fazer um percurso mais longo para chegar onde queremos)

Como que por mágica, pouco mais de um e meio ano depois, alguém ligou no meu ramal pedindo para eu pegar um documento confidencial que fora enviado por engano para a impressora perto da minha mesa. Quando vi que era a abertura de uma vaga no marketing tive a certeza que era a vida sorrindo pra mim. Fiquei empolgada, mas a pessoa tentou me desencorajar porque eu ainda não preenchia todos os requisitos da vaga. Mesmo assim, quando a vaga abriu oficialmente me candidatei. Concorri com outras quatro pessoas e fui contratada. Consegui! Essa foi a segunda vez que me orgulhei de mim mesma. (lição 4: jamais deixe alguém dizer que você não consegue. Mas se disserem, prove o contrário)

A terceira vez que tive orgulho de mim mesma foi quando voltava pra casa no dia do desligamento. Eu não estava feliz já fazia algum tempo. Percebia que o meu perfil não estava adequado para o perfil da empresa e vice versa. Além disso, depois de tantos anos, preciso de um respiro, um novo desafio, testar novas habilidades.

O ano passado não foi dos mais fáceis, mas sem dúvida foi o ano mais importante da minha vida. Entrei 2013 com o objetivo de me conhecer melhor e conforme isso foi acontecendo comecei a perceber o quanto desejava e precisava de uma mudança. Muitas vezes senti vontade de colocar uma mochila nas costas e viajar pelo mundo. Claro que o meu lado racional falou mais alto me fazendo lembrar do apartamento pra pagar, da pós graduação financiada e etc. Não desisti de viajar, apenas adiei um pouco mais esse sonho para concluir algumas coisas que comecei por aqui.

Contei toda essa história pra dizer que estou de volta ao blog que será o diário dessa nova fase. Aqui pretendo registrar minhas experiências durante o período que ficar "between jobs" (entre empregos). Abordei os assuntos conforme a inspiração do dia ;)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog